Contador de visitas

contador gratuito de visitas

domingo, 26 de fevereiro de 2017

APARTAMENTO - O

O APARTAMENTO (Forushande)
Drama; Suspense? 143 min/ Irã; França/ 2016

Direção: Asghar Farhadi
Roteiro: Asghar Farhadi
Produção: Asghar Farhadi; Alexandre Mallet-Guy.
Música:
Sattar Oraki
Fotografia: Hossain Jafarian
Edição: Hayeden Safiyarian
Elenco: Shahab Hosseini (Emad); Taraneh Alidoosti (Rana); Babak Karimi (Babak); Mina Sadati (Sanam).

SINOPSE: Emad e Rana são forçados a morar provisoriamente em um apartamento emprestado por causa de obras no prédio vizinho.
Lá , Rana é surpreendida com a entrada de um antigo morador no banheiro, justamente quando está tomando banho  de chuveiro.
O susto faz com que ela se machuque seriamente e vá parar no hospital. Entretanto, é o trauma do ocorrido que afeta cada vez mais, suas vida.

COMENTARIO: O diretor iraniano Asgar Farhadi (A Separação), foi mais um, em ser influenciado pelas obras de Arthur Miller, mostrando o sonho americano, a apresentação do núcleo familiar e sua desestruturação. No filme “O Apartamento”, um jovem casal Rana e o professor Emad compõem o elenco da peça “A morte do Caixeiro Viajante” em exibição na capital iraniana.
O prédio em que eles viviam começou a apresentar rachaduras e o risco de demolição fez com que eles trocassem de residência graças ao favor de um conhecido que tinha um apartamento em aluguel.  
Aqui entra o jogo irônico do Miller e adaptada por Farhadi, quando acreditamos estar saindo beneficiados por uma situação amistosa, o mais provável é que outra pessoa pense o mesmo. Rana escuta o som do interfone antes de tomar banho de chuveiro, pensando que é o marido, aperta o botão  de abrir a porta sem perguntar, dando acesso e continua com seu banho de chuveiro.  Instantes depois chegaria Emad encontrando muito sangue no chão e a casa vazia, sua mulher tinha sido atacada e transladada ao hospital com ferimentos na cabeça. 
A partir deste momento o protagonista dedica todo seu tempo em busca de vingança e salvar o honor da família. 

Decidido em procurar detalhes da agressão,  com medo de encontrar a reposta, a mulher mostra sintoma claros de abuso sexual e teme ter uma reposta que a um profundo estado de humilhação.
O comportamento dos homens no filme, não se sabe ate que ponto entra a parte religiosa, é de uma brutalidade machista do pais com seres rancorosos e egoístas, que pensam que com a destruição e humilhação retribuída serão mais felizes, quando o verdadeiro motivo de infelicidade é devido a seu comportamento e a incapacidade de de esquecer. 
”O Apartamento” tem um roteiro demolidor, bem adaptado e bem dirigido mostrando os problemas clássicos na sociedade contemporânea. Um bom filme é aquele que provoca muitos sentimentos e consegue gerar discussões.
O filme é indicado para o Oscar do melhor filme estangeiro.2017

Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário