Contador de visitas

contador gratuito de visitas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

ESTRELAS ALEM DO TEMPO

ESTRELAS ALEM DO TEMPO (Hidden Figures) 
Drama / 127 min / EUA / 2016 

Direção: Theodore Melfi 
Roteiro: Theodore Melfi; obra original de Margot Lee Shetterly 
Produção: Theodore Melfi; Pharrell Williams; Peter Chernin 
Música: Pharrell Williams; Hans Zimmer 
Fotografia: Mandy Walker 
Direção de Arte: Jeremy Woolsey 
Figurino: Renee Ehrich Kalfus 
Edição: Peter Teschner 
Elenco: Taraji P. Henson (Katherine Johnson); Octavia Spencer (Dorothy Vaughn); Janelle Monáe (Mary Jackson); Kevin Costner ( Al Harrison); Kirsten Dunst (Vivian Michael); Aldis Hodge (Levi Jackson); Jim Parsons (Paul Stafford ); Mahershala Ali (Jim Johnson). 
SINOPSE: No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas - formada exclusivamente por mulheres afro-americanas - da NASA provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história estadunidense e se tornando verdadeiras heroínas da nação 
COMENTARIO: O filme é baseado no livro “Hidden Figures”, de Margot Lee Shetterly, a segregação racial existentes na década 60-70. Dirigido e escrito pelo americano Theodore Melfi conta a história destas três mulheres negras e fortes que venceram os preconceitos e hoje na vida real são reconhecidas pelos seus trabalhos em um departamento específico de matemática dentro da poderosa Nasa. Katherine G. Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) sao as três mulheres fortes que enfrentam um clima de segregação racial absurda, onde até os banheiros e refeitórios da Nasa eram divididos pela cor das pessoas. 
Os coadjuvantes Kirsten Dunst e Jim Parsons se destacam como personagens racistas e Kevin Costner também se destaca no elenco apoiando e reconhecendo a inteligência da personagem de Taraji P. Henson. Em uma parte do filme mostra, Taraji procurando um livro, sobre programação em idioma Fortran, na biblioteca para o uso da matemática profunda para o IBM com programação em idioma Fortran, livros que somente estavam disponível para brancos, porem necessário para o calculo de levar um norte americano a dar sete voltas completas pela órbita da Terra. Também, mostra a luta jurídica para conseguir frequentar uma faculdade que só entravam brancos para uma jovem afro-americana que sonhava em ser engenheira contratada da Nasa. 
O filme esta muito bem adaptado na época, mas se atrapalhando com os flash distorcidos do lançamento real com os do filme. Enfim a história é muito bem contada, mostra de maneira nada sutil o racismo existente na América. “Estrelas além do Tempo” é indicada para o Oscar de melhor filme, Octavia Spencer para melhor atriz coadjuvante melhor roteiro adaptado e lembrar que tudo isso é baseado em uma história real, só torna essas atitudes ainda mais admiráveis. Na corrida ao Oscar o longa é indicado para melhor “Filme”, melhor “Roteiro Adaptado” e Octavia Spencer para melhor “Atriz coadjuvante”, Um bom filme 

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário