Contador de visitas

contador gratuito de visitas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

ATE O ULTIMO HOMEM

ATE O ULTIMO HOMEM  (Hacksaw Ridge)
Drama; Épico; Guerra / 139 min /  Austrália; EUA / 2016

Direção: Mel Gibson
Roteiro: Robert Schenkkan; Andrew Knight
Produção: Bill Mechanic; David Permut
Música:
Rupert Gregson-Williams
Fotografia: Simon Duggan
Direção de Arte: Mark Robins
Desenho de Produção:
Figurino: Lizzy Gardiner
Edição: John Gilbert (II)
Elenco: Andrew Garfield (Desmond T. Doss); Vince Vaughn ( Sargento Howell); Teresa Palmer (Dorothy Schutte); Sam Worthington (Capitão Glover); Luke Bracey (Smitty Ryker); Hugo Weaving ( Tom Doss); Rachel Griffiths (Bertha Doss); Ryan Corr ( Tenente Manville).

SINOPSE: Durante a Segunda Guerra Mundial, o medico do exercito Desmond T. Doss (André Garfield) se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas, e é assim que, durante a Batalha  de Okinawa, ele trabalha na ala medica e salva mais de 75 homens, sendo por isto, condecorado. com Medalha de Honra do Congresso.

COMENTARIO: Desmond Doss, um recruta do exército americano que se recusa a pegar armas e visa ir a guerra para ajudar e salvar os homens no campo de batalha. Um Cristão fervoroso, o protagonista vê a guerra como uma missão dada por Deus, e exige sábado “sabbat”.
 “Até o Último Homem” é hoje o filme mais falado de Gibson na direção, junto com “A Paixão de Cristo”.
No inicio se contempla a juventude do rapaz numa cidade da Virgínia, o seu período na academia militar, existe toda uma construção sobre  o origem do  surgimento da fé e as conseqüências  daquele garoto. A filmagem de Mel  Gibson no interior dos EUA na década de 1940 são impecáveis.

Logo na academia do exército é onde o protagonista entra em conflito com o mundo real.
Os ideais de Doss são opostos as rígidas leis do exército, e com isto a lei dos homens entram em confronto com as leis divinas.
Faz lembrar à obra-prima de Stanley Kubrick, “Nascido para Matar” (1987),no qual os recrutas passavam por um treinamento militarista forçado, aqui ele recebia pancadas em forma de flagelo por aqueles que no concordavam com seus ideais .
Finalmente aceito Desmond T. Doss  vai ao campo de batalha e é na cordilheira de Okinawa que os bravos soldados americanos chegam realmente ao inferno. Apos escalar. eles são recebidos e massacrados deixando uma chuva de sangue, vísceras, partes de corpo de soldados decepados.
Um general pergunta se Doss realmente sabe que encontrará o diabo do outro lado, e o herói responde que sim.  Mel Gibson concebe aqui um filme religioso que parece anti-armamentista, mas nunca recusa de seu pensamento anti-guerra, e ainda fica a grande questão sobre a espiritualidade e da missão divina de Doss.
É no fim da guerra que os EUA, o presidente Truman concedeu-lhe a Medalha de Honra por tantas vidas salvas, como medico do Exercito dos EUA, que serviu na Segunda guerra Mundial, durante a batalha de Okinawa

Nota: 7,5


Nenhum comentário:

Postar um comentário